Mirassol sai na frente e aplicará vacina contra chikungunya em outubro
Cidade paulista será a pioneira na imunização de adultos com a vacina desenvolvida pelo Butantan em parceria com farmacêutica europeia

A cidade de Mirassol (SP) foi escolhida como a primeira do estado de São Paulo a iniciar a vacinação contra a chikungunya em adultos. A imunização começa em outubro e será destinada exclusivamente a moradores com 18 anos ou mais, conforme anunciou a Prefeitura nesta quinta-feira (15).
O imunizante IXCHIQ, aprovado pela Anvisa em abril, é fruto da colaboração entre o Instituto Butantan e a farmacêutica Valneva, da Áustria. A vacina, de dose única, já demonstrou alta eficácia em estudos internacionais, atingindo quase 99% de resposta imunológica em adultos.
A aplicação ocorrerá de forma exclusiva em residentes de Mirassol, e outras cidades paulistas deverão receber a vacina apenas em 2026, segundo a Secretaria Municipal de Saúde.
A chikungunya é uma arbovirose transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, com sintomas que incluem febre, dores articulares severas e fadiga intensa. Apesar de ser transmitida pelo mesmo vetor da dengue, o vírus é diferente — o que exige uma vacina específica.
O Butantan também trabalha em uma versão nacional da vacina, para possível inclusão no Sistema Único de Saúde (SUS) no futuro.
COMENTÁRIOS